Leonardo Metsavaht
PhD MSc CSOToda sua produção científica está disponível através do Currículo Lattes do CNPq:
http://lattes.cnpq.br/7298019471286129
Rua Visconde de Pirajá, 407, sala 906 - Ipanema | Rio de Janeiro, RJ | CEP 22410-003
Toda sua produção científica está disponível através do Currículo Lattes do CNPq:
http://lattes.cnpq.br/7298019471286129
Leonardo Metsavaht é cirurgião ortopédico e médico fisiatra no Rio de Janeiro, Brasil, especialista e Cirurgia Ortopédica e Traumatológica (SBOT) e em Fisiatria (ABMFR), bem como pelas Sociedades de Cirurgia do Joelho, Ombro e Cotovelo e Pé e Tornozelo. É conhecido por sua ampla experiência nas principais áreas: clínica, cirúrgica, biomecânica e reabilitação. Possui Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com ênfase em Biomecânica Humana e Análise Biocinética 3D. Como Professor de Ortopedia coordenou voluntariamente por 10 anos a 11ª Enfermaria do hospital filantrópico da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro onde liderou o Programa de Pós-Graduação para 43 cirurgiões de diversos países e realizou mais de 4.000 cirurgias filantrópicas.
O Dr. Leonardo foi premiado pelo Departamento de Educação Continuada da Harvard Medical School por seu desempenho na pós-graduação em pesquisa clínica em 2010 quando atingiu a máxima pontuação na história do curso. Seguiu focado no desenvolvimento científico e em 2019 foi homenageado com o Prêmio Michael Freeman de Excelência em Biomecânica do Joelho pela Federação Europeia de Associações Nacionais de Ortopedia e Traumatologia (EFORT). Nesta linha de pesquisa ainda foi em 2023 agraciado com o Prêmio Gastão Veloso, máxima homenagem científica concedida pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Ele participou de diversos programas de extensão do conhecimento ortopédico no exterior e o resultado foi a fundação, em 2009, do Instituto Brasil de Tecnologias da Saúde – IBTS, com seu paciente e amigo Jorge Paulo Lemann. Eles definiram que o IBTS teria como missão descobrir novos conceitos em medicina para prevenir as lesões ortopédicas e irradiar este conhecimento para todo Brasil e para o mundo (www.brasilsaude.org.br). Entre 2008 e 2018 ele orientou cientificamente e o IBTS forneceu apoio financeiro para 15 jovens pesquisadores brasileiros no Steadman- Philippon Research Institute, em Vail, Colorado. A partir de 2019, migrou o programa para a Rush University em Chicago, EUA onde ele co-preside com o Dr. Jorge Chahla o ‘RUSH-IBTS International Research Fellowship Program’, uma parceria bilateral para pesquisas em biomecânica e análises biocinéticas 3D. Desde a criação deste programa, 11 jovens cirurgiões ortopédicos brasileiros desenvolveram evidências científicas em: melhoria do diagnóstico ortopédico, identificação de fatores de risco para lesões ortopédicas e implementação de programas de reabilitação otimizados de última geração.
Tese de Mestrado pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DOT/UFRJ): Estudo Prospectivo do Método Mesoterápico no Tratamento da Síndrome do Pinçamento no Ombro.
Tese de Doutorado pelo Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (DDI/EPM/UNIFESP): Uso da cinemática tridimensional para análise dos efeitos da viscossuplementação em pacientes com osteoartrose no joelho: um ensaio clínico randomizado e duplo-cego.